Sozinho, exercício não emagrece, mas aumenta músculo e limita fome – 13/08/2017 – Equilíbrio e Saúde


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Como presentear a má notícia em um paciente obeso de que o exercício provavelmente não vai emagrecê-lo? E que, mesmo deste modo, ele deve se esforçar em manter uma prática regular? “É um matéria delicado”, resume Pedro Hallal, cientista brasileiro de renome e curioso dos benefícios da ação física.

O exercício comumente é listado entre as boas práticas em quem quer perder peso, mas, sozinho, ele parece ser capaz de gerar pouco por aqueles que almejam ver qualquer resultado na libra.

“O emagrecimento depende essencialmente de uma conta simples: é o total de energia ingerida na abastecimento menos o quanto o organismo gasta diariamente”, diz Hallal, que coordenou, em a revista médica “Lancet”, uma série de estudos sobre o impacto da inatividade física na saúde global.

Se o plano é não mexer muito na dieta –fator mais importante em o emagrecimento—, a vicissitude seria então recrudescer o gasto energético. A questão, todavia, é mais complicada do que parece, começando pela quantidade.

A prática de ação física moderada por 30 minutos diários tem impacto pequeno no combate à obesidade, afirma Hallal. “Todas essas diretrizes da OMS e do Ministério da Saúde de praticar meia hora diária de ação física diária foram pensadas em outros desfechos, como prevenir infarto, diabetes, hipertensão, desnível vascular cerebral e cânceres. lá disso, há melhora da saúde óssea e da saúde mental, diminuindo assaz como o risco do mal de Alzheimer.”

Quando a meta é combater a obesidade, pode ser necessária uma dose maior de exercício: de 45 minutos a 1 hora por dia. Mas não de qualquer tipo. Estudos recentes têm indigitado que exercícios de força, como lutas e musculação, são mais eficazes do que caminhadas, por exemplo.

MÚSCULO

A educadora física e professora da Unifesp Ana Dâmaso e colaboradores constataram, seguidamente dez anos de pesquisa, que corrida e caminhada em esteira inclusive ajudam a reduzir a massa gordurosa, mas assaz como fazem o indivíduo perder músculo, o que atrapalha o emagrecimento.

O músculo é um tecido metabolicamente mais disposto do que a gordura, ou seja, quanto mais músculo uma pessoa tem no corpo, mais energia ela gasta diariamente. A melhor opção, no caso, seria gerar um exercício misto, combinando as duas modalidades.

Segundo Ana Dâmaso, o desafio é preservar, com o exercício, a quantidade elevada de músculo simultaneamente em que se controla a abastecimento, mantendo a taxa metabólica e evitando o efeito sanfona.

Outra dica em o obeso que quer gerar exercício e emagrecer –e não se frustrar no caminho– é não ficar olhando em a libra.

Isso porque o exercício costuma recrudescer a quantidade corporal de massa magra (composta principalmente de músculos) e diminuir o de massa gorda. Como a primeira é mais pesada do que a segunda, é viável se estremecer e julgar que a prática de exercício engorda.

“Por isso que todo o meio académico recomenda medir o emagrecimento não simplesmente em quilos, mas sim em quilos de gordura ou percentual de gordura”, diz Hallal.

Os especialistas elencam mais motivos em que a ação física não fique relegada a um segundo plano na vida de quem quer emagrecer.

Um deles é que o exercício regular é capaz de controlar a fome e reduzir a ingestão de carboidrato e de gordura, afirma Ana Dâmaso.

Outra razão em levantar do sofá e se mexer, diz Pedro Hallal, é que é melhor em a saúde ser “fat and fit”, gordo e disposto, do que só gordo (e, de repente, inclusive mais saudável do que algumas pessoas magras e sedentárias).

Mas uma precaução que o obeso deve aceitar é não exagerar –especialmente em evitar lesões e outras frustrações, que podem ser descontadas na comida.

Como o plano só dará resultados no médio ou longo prazo, o ideal é que a prática seja, acima de tudo, sustentável.

Sozinho, exercício não emagrece, mas aumenta músculo e limita fome – 13/08/2017 – Equilíbrio e Saúde

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/08/1909329-sozinho-exercicio-nao-emagrece-mas-aumenta-musculo-e-limita-fome.shtml